17 set 2012

Guga e Léo em busca da poção fantástica

Seja o primeiro a comentar!  |  Postado por: admin

Autor: Shun Izumi
Ilustrações: Benson Cesar Di Chin, Breno Ferreira e Shun Izumi

Coleção: Ideias em HQ

Sinopse: Buscar remédios para sua mãe parecia ser uma simples tarefa, porém acabou se tornando uma grande aventura para os irmãos Guga e Léo. Nesse caminho, além de conhecerem melhor a paisagem urbana e alguns pontos turísticos de São Paulo — e os detalhes nem sempre perceptíveis de sua arquitetura, como cores e texturas — eles vão deparar com seres fantásticos e imensos desafios. Deverão encontrar o caminho certo no meio da imensidão da cidade e poderão ajudar — e ser ajudados por — gatos gigantes, berinjelas sábias e um mundo de personagens surpreendentes. Mas também surgirão problemas: além de enfrentarem o medo, aparecerá ainda a tristeza na rota desses irmãos…
Uma história em quadrinhos ricamente ilustrada que mostrará muito da metrópole e de seus habitantes e, ainda, os valores humanos necessários para uma vida fraterna e a coragem dos pequenos protagonistas, dedicados a cumprir sua missão.

Temática(s): Relações familiares estruturantes, afetividade, cumplicidade, solidariedade, fantasia, ética — consciência e responsabilidade, imaginário infantil, diversidade cultural.

Introdução:

Nas discussões atuais sobre o ensino da literatura destaca-se a necessidade da inclusão de novas linguagens e tecnologias, o cinema, a fotografia, a música, a pintura, usadas corretamente, possuem uma grande capacidade de despertar o interesse dos alunos e de fazê-los construir o conhecimento da obra literária. A versão em HQ, por exigência semiótica, impõem uma leitura dinâmica, simultânea e divertida para o leitor. Mergulhando ao mesmo tempo na narrativa, na emoção do momento narrado e na linguagem contemporânea garantindo maior significado ao pequeno leitor. Este projeto tem a intenção de aliar, ao estudo da obra literária a compreensão da linguagem dos quadrinhos, comparando gêneros, criando e recriando-os.

 

Objetivos Gerais:

Aprender a estrutura, a linguagem e a escrita da HQ.

 

Objetivos específicos:

a) Promover o hábito de ler por prazer.

b) Incentivar os alunos a lerem, ouvirem, contarem e recontarem literatura em uma nova linguagem.

c) Conhecer os elementos que constituem os quadrinhos.

d) Transformar a narrativa de HQ em narrativas contínuas sem quadrinhos.

e) Interpretar a linguagem escrita e imaginética deste tipo textual

f) Produzir narrativas em HQ.

 

ESPAÇO CLIQUE

Objetivos

Possibilitar ao aluno acesso à internet com o olhar de pesquisador

 

SUGESTÃO DE SEQUENCIA DIDÁTICA

Atividade prévia

a) Apresente o livro e identifique autor, título, editora, estilo da narrativa. Faça perguntas possibilitando o suspense do tipo; sobre o que será a história? Qual a dica que o título nos dá? Leia em sala coletivamente, solicite que leiam em casa, dê um prazo dependendo da faixa etária e a fluência da leitura.
b) Explore oral e coletivamente com os alunos os personagens, encontrados nessa história. De que maneira eles são descritos? Solicitar que os alunos identifiquem no texto escrito ou imagético passagens em que se encontram aspectos físicos ou psicológicos dos personagens, se não fossem os quadrinhos como seria a descrição e os diálogos. Peça registro escrito após a conversa.

c) Em que lugar se passa a narrativa? A ação se dá toda num único lugar ou há um deslocamento das personagens por lugares distintos? Que ambientes são esses e como eles são caracterizados. Solicite que descrevam no caderno.

d) Quanto tempo dura a narrativa? Solicitar que os alunos procurem os trechos que indiquem a passagem do tempo e que possam justificar a resposta.

e) Propor que escrevam uma reportagem narrando a aventura vivida por Guga e Léo para um jornal local argumentando criticamente sobre a literatura lida.

f) Trocar os textos escritos entre os alunos para revisão tendo em vista o argumento e a comunicabilidade do texto. Montar um painel ou jornal mural para socializar com outras classes.

g) Peça que transcrevam a HQ do livro em narrativa só com palavras.

h) Solicite que contem uma aventura vivida e transforme-a em HQ.

i) Junte todas as aventuras escritas pelos alunos em forma de HQ e produza o gibi da turma, reproduza uma para cada aluno e exponha um no mural da escola.

 

Multimídia

Como criar HQ

http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo

História das HQs

http://www.youtube.com/watch?v=ZrjmFq-ng5U

http://www.youtube.com/watch?v=ahHYbT0emow

 

Curiosidades:

Indicação de filmes,  vídeos e sites.

http://www.youtube.com/watch?v=ybt9qiSQJYk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=gG2GcGnjjac

http://www.youtube.com/watch?v=y0GRAzV28LA

http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w

http://www.youtube.com/watch?v=rz-gA_yIqrc

 

Avaliação:

Avaliar o desempenho dos alunos quanto à participação de todas as atividades propostas no projeto e na produção tanto da noticia, quanto da HQ.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comentários (sem comentários)

Nossos Projetos

a partir de 3 anos

a partir de 4 anos

a partir de 11 anos

Literatura em Teatro: apresentação do livro Minha chupeta virou estrela

Datas comemorativas

widget