2 dez 2011

Dona Zulmira vai ao circo

(2) Comentários  |  Postado por: admin

Autora: Blandina Franco
Ilustrador: José Carlos Lollo

Coleção: Palavrinhas de açúcar

Vídeo
Clique aqui e assista uma apresentação teatral do livro!

PROJETO PEDAGÓGICO

Sinopse:  O picadeiro revela uma grande surpresa que emociona dona Zulmira. O circo tinha muitas atrações, mas dona Zulmira não achava nada divertido! Até que, no final da história, eis que seu neto entra no picadeiro! Isso sim é que é um espetáculo de verdade, pensou Dona Zulmira! Por meio de rimas simples e delicadas, a autora vai desconstruindo a ideia que temos de espetáculo: muitas vezes o que mais nos encanta é ver aqueles a quem amamos de verdade, como quando dona Zulmira viu seu neto Nicolau varrendo o picadeiro!

Recomendação: A partir de 5 ou 6 anos ou Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental.

Temas transversais: Meio ambiente, Ética e cidadania e Saúde.

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo principal divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses. Com o livro Dona Zulmira vai ao circo, de Blandina Franco, pretende-se mostrar a importância do circo enquanto parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhora da qualidade de vida de nossa sociedade, viabilizando cultura e lazer.

O circo é uma prática com um alto valor sociocultural e vive um aumento significativo do interesse popular nos últimos tempos. Além disso, essa atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais de fundamental importância para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social, dando resposta a essas grandes necessidades da sociedade contemporânea.

Objetivos

a) Despertar o gosto pela arte, música e circo;

b) Desenvolver e trabalhar raciocínio,  atenção, criatividade e imaginação;

c) Observar que o circo existe porque existe cooperação e respeito (valores) entre os seus componentes;

d) Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo;

e) Reconhecer a interpretação dos artistas, os cenários, a iluminação, o uso da música, o uso de elementos de animação etc.

f) Valorizar e ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

ESPAÇO CLIQUE

a) Criar um circo virtual desenvolvendo atividades circenses, tendo como ferramenta principal de registro a tecnologia.

b) Construir um storyboard (sequência de desenhos em quadrinhos que serve de planejamento para pensar uma animação) por meio de produções artísticas.

SUGESTÃO DE SEQUENCIA DIDÁTICA

Atividade prévia

a) Identifique título da obra, autor e biografia, gênero textual, editora.

b) Faça um texto coletivo com foco nos artistas presentes no livro. Individualmente, peça aos alunos que registrem cada personagem numa sequência de três atividades ou movimentos. Com o objetivo de trabalhar os símbolos, analise a possibilidade de escrita dos nomes abaixo dos desenhos. Estas imagens poderão ser utilizadas posteriormente na criação de um storyboard.

c)  A cada registro do personagem, os alunos devem identificar suas habilidades e sempre que possível repetir os movimentos. Apresente e discuta com as crianças termos, funções e contextos específicos do circo e seus artistas.

d) Selecione um espetáculo circense, investigue se ele oferece recursos que estimulem os demais sentidos além da visão – como texturas nos figurinos e no cenário, uso de instrumentos musicais, riqueza na trilha sonora ou diferentes cheiros de objetos explorados em cena proporcionando, dessa forma, uma vivência pedagógica com as cenas relatadas no livro Dona Zulmira vai ao circo, de Blandina Franco. O planejamento para esse passeio pedagógico é muito importante.

e) A participação de animais nas apresentações do circo foram vetadas devido ao processo desumano pelo qual os animais passavam desde treinamento até o espetáculo. Liste os animais presentes no livro e promova um estudo sobre seu habitat, alimentação e modo de sobrevivência. Exponha o conteúdo em cartazes pela escola, contando as vantagens de não existirem mais animais no circo.

f)  Escute juntamente com seus alunos o CD A arca de Noé – volumes 1 e 2 (poemas de Vinicius de Moraes). Conte às crianças que as canções que vão ser ouvidas foram originalmente escritas como poesia por Vinicius de Moraes e que só ganharam o acompanhamento da música muito tempo depois de terem sido criadas. Leia os poemas, textos ou letras das canções antes e também depois de ouvir a música. Procure deixar ao alcance das crianças os livros com poemas ou textos musicados, para que eles sejam manuseados após a roda de leitura e música, e também em outros momentos do dia. Peça aos alunos que criem uma melodia para o conteúdo do livro.

ESPAÇO CLIQUE

a) Peça aos alunos que escolham uma atividade de circo com que mais se identificaram. Com o auxílio do professor, deverão preparar uma apresentação e gravação de um circo virtual.

b) Com o registro dos personagens do livro crie um storyboard Caso deseje ampliar a atividade filme um stopmotion (técnica de animação filmada quadro a quadro com uma filmadora, máquina fotográfica ou feita por computador).O segredo dessa técnica é criar uma sequência de desenhos e folheá-la rapidamente dando movimento as ilustrações.

Multimídia

Vídeo Turma da Mônica  http://www.youtube.com/watch?v=vokX8juQdLA

Vídeo Circo de Soleil       http://www.youtube.com/watch?v=UpbVDOpCWf8

Vídeo Cocoricó                  http://www.youtube.com/watch?v=KtuxrgBcxts

Curiosidades

a) Existe uma lei para as crianças que trabalham no circo. Ela obriga as escolas municipais e estaduais de todas as cidades a receberem alunos nômades, mesmo quando não possuem vagas.

b) A montagem de um circo consome em média 8 horas. Desmontá-lo, por sua vez, leva a metade do tempo.

c) No Egito, durante os grandes desfiles militares realizados pelos faraós, era costume exibir animais ferozes provenientes das terra conquistadas. Os homens que cuidavam deles são considerados os primeiros domadores da história.

d) Os números de contorcionismo e saltos faziam parte de rituais sagrados indianos.

e) Na Grécia, as paradas de mão, os números de força e o contorcionismo eram modalidades olímpicas.

Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=24128.0

Última visualização em 24/11/2011

Avaliação

Observe se os alunos são capazes de reconhecer e comentar as características específicas da arte circense, como a desenvoltura dos artistas e os elementos cênicos.

Devem ter desenvolvido a consciência sobre os maus-tratos que os animais recebem no circo defendendo, assim, a lei que os retira do picadeiro.

No decorrer das atividades, observe se incorporam os personagens apresentados no livro.

Verifique o registro do storyboard com sequência, criatividade e conteúdo de personagens.

Gestão  educacional

                                                                                                                                                                               

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comentários (2)

  1. Gildiene Rodrigues de Araújo ()

    15 de abril de 2012 às 11:40

    O livro “Dona Zulmira vai ao circo” foi adotado pela minha turma de 1º ano, onde iremos usá-lo nas aulas de produção textual, em um final de semana durante a elaboração do planejamento, encontrei o projeto e além disso uma dramatização que me deixou mais apaixonada pelo livro, agora no final do projeto irei apresentar para escola está dramatização com minha turma, todos irão se apaixonar, pois se trata de um livro maravilhosoooooooooooooo! Um grande abraço! Leya, sou sua fã!

    • admin ()

      19 de abril de 2012 às 3:58

      Olá, Gildiene.
      Obrigada por sua mensagem.
      Que ótimo que gostou do nosso livro!
      Se puder nos enviar fotos sobre essa apresentação ficaremos agradecidos. marketingeducacao@leya.com

Nossos Projetos

a partir de 3 anos

a partir de 4 anos

a partir de 11 anos

Literatura em Teatro: apresentação do livro Minha chupeta virou estrela

Datas comemorativas

widget