6 dez 2011

Feminina de Menina, Masculino de Menino

(2) Comentários  |  Postado por: admin

Autora: Márcia Leite
Ilustradora: Sonia Magalhães

Coleção: Palavrinhas de açúcar

Vídeo
Clique aqui e assista uma apresentação teatral do livro!
PROJETO PEDAGÓGICO
Meninas e meninos: será possível superar tantas diferenças? A “guerra dos sexos” é um tema recorrente nas artes e, na literatura já rendeu histórias inesquecíveis. Márcia Leite, com sensibilidade e senso de observação arguto, fez um pequeno “tratado” sobre as milenares diferenças entre os sexos de um jeito divertido e muito comtemporâneo. Nas páginas deste livro, estão retrartados as falas e os pensamentos dos meninos e das meninas do século XXI, com muito humor e veracidade. Ao lerem esse texto, com certeza garotos e garotas encontrarão excelentes motivos para olhar para essas diferenças, que são culturais, de um jeito mais tolerante e prazeroso, tornando essa convivência necessária num delicioso exercício de novas experiências para o mundo em que vivem.
Recomendação: A partir de 9 anos

Temas transversais:

a) Ética e cidadania

b) Pluralidade cultural


INTRODUÇÃO

No decorrer da vida somos classificados por nossa raça, etnia, classe social, altura, peso dentre outros aspectos. Isso ocorre em diversos espaços, inclusive a escola.

A diversidade torna o espaço de vivências rico, oferece oportunidade de construir valores como respeito, ética, amizade.

O livro Feminina de menina, masculino de menino, de Márcia Leite, caracteriza-se por dar impulso a este projeto, pois se preocupa em identificar o significado das relações, com o intuito de contribuir para a fundamentação de uma ação pedagógica que permita às meninas e aos meninos, conjuntamente, desenvolver o conhecimento de si e o respeito às diferenças na formação de sua identidade.

Objetivo geral

Promover a igual valorização do feminino e do masculino em nossa sociedade, de forma que os alunos socializem-se, aprendam a conviver em grupo e lidem com as diferenças.

Objetivos específicos

a) Situar as raízes históricas das diferenças entre homens e mulheres diante dos diversos aspectos da construção da identidade feminina na sociedade.

b) Identificar e representar, por meio de gráficos, dados referentes à diversidade de características dos alunos da sala.

c) Compreender os gêneros masculino e feminino, respeitar e valorizar suas diferenças.

d) Avaliar o comportamento como expressão da identidade pessoal.

e) Reconhecer e compreender as diferenças de gênero num aspecto histórico.

ESPAÇO CLIQUE

f) Promover a interação entre alunos e as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) de forma lúdica.

SUGESTÃO DE SEQUENCIA DIDÁTICA

Atividade prévia

a) Identifique título da obra, autor e biografia, gênero textual, editora etc.

b) No momento de abertura do projeto, comece com um mapeamento das características dos alunos da sala. Desenvolva uma pesquisa para descobrir semelhanças e diferenças com base emquantidade de alunos e divisão entre meninos e meninas, peso, altura, gostos e preferências, velocidade nas atividades de educação física. Esses dados podem ser organizados numa ficha resultando em um gráfico.

c) Assista ao filme Mulan como fonte inicial de uma pesquisa em grupo sobre o papel da mulher nas diferentes sociedades e sua evolução. Leve os alunos a pesquisarem sociedades de vários países. Separe a pesquisa por países e solicite aos alunos que apresentem uma dramatização. O roteiro da apresentação deve ser construído pelo grupo e devem ser levadas em consideração características como conflitos da mulher, ocupação, vestimenta, papel do homem.

d) Construa um corpo humano em papel Kraft, evidenciando as diferenças entre meninos e meninas. Promova uma gincana com pontuação e premiação no final para a equipe que vencer. O tema da gincana pode ser escolhido de acordo com os conteúdos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula.

ESPAÇO CLIQUE

a) Peça aos alunos que anotem a rotina de um final de semana e comparem as atividades desenvolvidas por gêneros diferentes. Após uma roda de conversa, permita a vivência com o jogo da Polly e um jogo de carros disponíveis na internet nos sites:

http://jogodapolly.com.br/

http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-de-carros/

Última visualização em 21/11/2011

Multimídia

a)    Filme: Os Batutinhas

Informações técnicas:

 Título no Brasil: Os Batutinhas

Título original: The Little Rascals

País de origem: EUA

Gênero: Infantil

Tempo de duração: 82 minutos

Ano de lançamento: 1994

Sinopse: Os pequenos arrumam mil e uma confusões depois que, em reunião no Clube dos Homens que Detestam as Mulheres, julgam Alfafa culpado de ter se apaixonado por Darla. As tentativas de interromper o romance são só o início das confusões. Refilmagem da série dos anos 20 e 30.

b) Sites:

http://www.youtube.com/watch?v=S3qCx1NQ5Ik

http://www.youtube.com/watch?v=Y7Vf-5WYoTY&feature=related


Curiosidades

MENINAS × MENINOS

As diferenças entre meninos e meninas são logo percebidas no comportamento e desenvolvimento
dos pequenos
. Aos 18 meses, o vocabulário de uma menina tem cerca de 90 palavras. Os meninos dessa idade, por sua vez, apreenderam apenas 40 palavras. Talvez isso explique por que as meninas recebem a fama de “faladeiras”. É somente a partir dos três anos que as crianças começam a perceber essas desigualdades entre sexo masculino e feminino, tanto nos aspectos físicos quanto nos psicológicos.

http://www.guiamedianeira.com.br/GuiaMulher/81/Meninos+X+Meninas:+diferencas+no+desenvolvimento

Última visualização em 21/11/2011

Avaliação

Durante o desenvolvimento do projeto, o professor avaliará se o aluno foi capaz de:

a) Construir um gráfico que representa a realidade de dados levantados na sala.

b) Analisar o filme Mulan e representar a pesquisa feita.

Serviços Educacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comentários (2)

  1. Luciene Moreira ()

    07 de março de 2012 às 11:44

    Gostaria de saber o valor de capa do livro Feminina de menina, masculino de menino. Liguei para o número que encontrei aqui no site, mas as atendentes não quiserem me passar o valor, limitando-se a me passar o telefone da sede do Rio. O problema é que o telefone é inexistente. Preciso desse valor para fazer a encomenda de um cliente. Att.

    • admin ()

      02 de abril de 2012 às 2:02

      Luciene,

      Esclarecemos a questão através do e-mail indicado.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Nossos Projetos

a partir de 3 anos

a partir de 4 anos

a partir de 11 anos

Literatura em Teatro: apresentação do livro Minha chupeta virou estrela

Datas comemorativas

widget